Áreas de Atuação
Conheça as diversas áreas em que a FCTH atua, sempre com o foco em excelência e precisão.
A atuação da FCTH no campo das estruturas hidráulicas, hidráulica fluvial, marítima e das máquinas hidráulicas é bastante tradicional pelos muitos estudos realizados e porque muitos dos seus técnicos são originados de duas entidades, a Escola Politécnica da USP e o DAEE.
Mais recentemente, somou-se a esta atuação do grupo de Modelação Física em Hidráulica, o grupo de Modelos Computacionais, originado na Escola Politécnica e que hoje conta com profissionais jovens e especializados, mantidos pela FCTH.
Até o final da década de 70 os trabalhos na área de Recursos Hídricos estavam mais concentrados na atividade de implantação da rede básica hidrológica do Estado de São Paulo. A partir de então, com o desenvolvimento das técnicas de modelação matemática, estimulou-se uma atuação mais abrangente no campo dos recursos hídricos, onde se destacam as áreas de hidrologia básica, hidrometria e desenvolvimento de banco de dados hidrológicos e modelos de suporte à decisão aplicada a recursos hídricos. A FCTH mantém hoje vários estudos nesta área.
A FCTH implantou e opera um Radar Meteorológico Doppler banda S de dupla polarização, chamado Radar Meteorológico de São Paulo. A FCTH também opera em parceria com a USP um Radar Meteorológico Doppler banda X de dupla polarização, instalado no município de São Paulo. Também é responsável por redes telemétricas instaladas em diversas bacias hidrográficas do Estado de São Paulo. Os radares, juntamente com as redes telemétricas, empregam tecnologia desenvolvida pela FCTH. O “Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo” (SAISP), produz informação para diversos órgãos em tempo real, como o DAEE, a Defesa Civil do Estado, a Prefeitura Municipal de São Paulo, EMAE, Eletropaulo (ENEL), Infraero, Prefeitura de Santos, SABESP e outros.
Além dos estudos objetivando o controle de enchentes, existem outras linhas de trabalho como o desenvolvimento de planos diretores de drenagem e manejo de águas pluviais, controle de poluição hídrica, controle de sedimentos, estudos de benefícios e custos, soluções otimizadas em drenagem urbana, modelagem computacional hidrológica, sistema de suporte à decisões e desenvolvimento de sistemas institucionais de gestão e prestação de serviços de drenagem.
A FCTH desenvolve sistemas de suporte a decisão – SSD em diferentes áreas da engenharia de recursos hídricos a saber, monitoramento hidrológico em tempo real, modelos de previsão de chuva, modelos de previsão de cheias em áreas urbanas, modelos de planejamento de gestão de recursos hídricos, modelos de operação de sistemas de recursos hídricos, entre outros.
Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
A FCTH desenvolve projetos de pesquisa aplicada à modelagem ambiental, notadamente nos tópicos da hidrodinâmica de sistemas naturais (rios e lagos) e modelagem de qualidade das águas. Esta atividade compreende diversas frentes de pesquisa, conforme listado abaixo:
- Monitoramento ambiental: desenvolvimento de sensores e instrumentos de baixo custo para adensamento das informações sobre as variáveis ambientais. Nesta frente são desenvolvidos os sensores para aquisição de dados de temperatura, condutividade elétrica, turbidez e medição de profundidade. Os sensores, já em fase de testes de campo estão sendo testados nas áreas experimentais de Cubatão – SP, Sorocaba – SP e represa Billings, entre outros. Além disso, realiza experimentos localizados no campus do CTH-USP, como o Canteiro Pluvial e o estacionamento permeável, e no Laboratório de Conformo nas Edificações da EPUSP, com o experimento do telhado verde.
- Modelagem de cargas difusas: esta frente trata especificamente do desenvolvimento de modelos destinados a avaliar e simular a produção de cargas contaminantes de origem difusa em bacias urbanas e rurais, fundamentando-se em observações de campo e correlações com as variáveis hidrológicas.
- Hidrodinâmica de lagos e reservatórios: esta frente concentra-se na observação da dinâmica térmica em lagos e reservatórios, utilizando-se do monitoramento em alta resolução e de modelagem hidrodinâmica 1DV e 3D.
A FCTH também possui um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento próprio. Este Centro abriga, principalmente, projetos de água urbana, destacando-se projetos de sistemas de alerta a situações hidrológicas críticas, projetos de drenagem urbana e projetos de modelação matemática quantitativa e qualitativa da água.
Esses estudos demandam observações em tempo real, ou seja, sistemas automáticos de monitoramento hidrológico. Nesse sentido, o Centro abriga a operação de redes de controle hidrológico de rios da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, incluindo radares meteorológicos e redes hidrológicas automáticas. Hoje esse sistema inclui a operação de dois radares meteorológicos, o radar banda S da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), instalado na cabeceira do rio Tietê, e o radar banda X, instalado na zona sul da Cidade de São Paulo, no parque CIENTEC da Universidade de São Paulo. Esse trabalho é fruto de parcerias da FCTH com o DAEE e com a USP.
Em termos de redes de superfície, quantidade e qualidade, o Centro opera diversos sistemas em rios e reservatórios da RMSP, com mais de 300 postos atualmente. Essa operação exige um grande sistema de manutenção preventiva e emergencial, uma vez que é um trabalho ininterrupto.
Além de atuar na área tecnológica com a prestação de serviços a entidades públicas e privadas, a FCTH atua também na formação e no desenvolvimento científico aliado à Escola Politécnica e a outras unidades da USP. Nesta área, com recursos captados junto a diferentes organismos de fomento, são desenvolvidos softwares e equipamentos de medição.
A FCTH mantém ainda um centro de documentação totalmente informatizado, com biblioteca técnica especializada, mapoteca, e serviço de arquivo geral com cerca de 12000 livros, 1500 periódicos, 7000 folhetos – publicações nacionais e estrangeiras.
A FCTH mantém equipes para ministrar cursos de especialização e treinamento nas diversas áreas da Engenharia de Recursos Hídricos, como Hidráulica Fluvial, Obras Hidráulicas e Marítimas, Hidrologia, Monitoramento Quantitativo e Qualitativo da Água, Sistemas de Suporte a Decisão (SSD) em planejamento e operação de Sistemas de Recursos Hídricos, entre outros. A FCTH mantém estreita cooperação com cursos de pós-graduação e com cursos de extensão da USP.