Desenvolvimento de metodologia e projeto piloto de revitalização de bacia urbana, replicável para as demais bacias da região  metropolitana (Bacia do Córrego Jaguaré) -Empreendimento 2014 AT-653

Este documento constitui o Volume 1 do Relatório Final, no âmbito do Contrato No. 005/2015 celebrado entre a Associação Águas Claras do Rio Pinheiros e a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica. O objeto do contrato é a ELABORAÇÃO DE ESTUDO DE DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÃO DE AÇÕES PARA A REVITALIZAÇÃO DA BACIA DO CÓRREGO JAGUARÉ, com …

 Desenvolvimento de metodologia e projeto piloto de revitalização de bacia urbana, replicável para as demais bacias da região  metropolitana (Bacia do Córrego Jaguaré) -Empreendimento 2014 AT-653 Leia mais »

Vaga de estágio Poli-FAU 2

Vaga de estágio Poli-FAU 2 Perfil desejado Cursando Eng. Civil, participante do programa Poli-FAU com experiência em drenagem urbana e habilidade em desenho técnico.  Atividades a serem realizadas:  Auxílio na elaboração de anteprojetos e projetos de drenagem urbana; Auxílio na elaboração de desenhos de modelagem 3D; Elaboração de mapas de caracterização de áreas; Auxílio na …

Vaga de estágio Poli-FAU 2 Leia mais »

Vaga de estágio Poli-FAU 1

Vaga de estágio Poli-FAU 1 Perfil desejado Cursando Eng. Civil, participante do programa Poli-FAU com experiência em drenagem urbana e habilidade avançada no AutoCAD. Atividades a serem realizadas:  Auxílio na elaboração de anteprojetos e projetos de drenagem urbana; Auxílio na elaboração da cartilha digital; Auxílio na elaboração de relatórios; Manuseio de dados hidrológicos e de …

Vaga de estágio Poli-FAU 1 Leia mais »

Lançamento de novos cadernos

Foram publicados no dia 27, quarta-feira, os cadernos dos córregos Belini/Corujas, Cordeiro, Aclimação e Riacho do Ipiranga. Os estudos abrangem as subprefeituras Santo Amaro, Cidade Ademar, Jabaquara, Ipiranga, Vila Mariana, Pinheiros e Sé beneficiando, assim, quase um milhão de paulistanos. Todo o material já está disponível para consulta neste link. Os Cadernos de Drenagem são …

Lançamento de novos cadernos Leia mais »

Treinamento sobre drenagem sustentável

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu na terça-feira (29) a 1ª oficina do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais.  Cerca de 30 profissionais participaram do treinamento, que integra a etapa 2 do plano, sobre manejo sustentável. O público-alvo é formado por técnicos municipais que atuam no planejamento, projeto, execução e manutenção …

Treinamento sobre drenagem sustentável Leia mais »

Marginal cost of energy volatility in the Brazilian Interconnected Power System

From 2018 to 2022, on average, 70% of the Brazilian effective electric generation was produced by hydropower, 10% by wind power and 20% by thermal power plants. Over the last five years, Brazil suffered from a series of severe droughts. As a result, hydropower generation was reduced, but demand growth was also declined as results …

Marginal cost of energy volatility in the Brazilian Interconnected Power System Leia mais »

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DE INSTALAÇÃO DE SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA EM MICROBACIAS URBANAS ? ESTUDO DE CASO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

O manejo sustentável das águas pluviais atua no controle quantitativo e qualitativo das águas e é cada vez mais necessário no contexto de cidades cada vez maiores, mais impermeabilizadas e de conurbação urbana. Esse controle pode ser realizado por medidas práticas estruturais e não estruturais, dentre as estruturais estão as tecnologias de drenagem sustentável, as …

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DE INSTALAÇÃO DE SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA EM MICROBACIAS URBANAS ? ESTUDO DE CASO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Leia mais »

A CULTURA DE SEGURANÇA DE BARRAGENS DE USOS MÚLTIPLOS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

O presente trabalho discorre sobre os desafios e oportunidades para os empreendedores de barragens de acumulação de água para usos múltiplos, quanto às boas práticas que podem ser incorporadas de outros setores. Realizou-se análise crítica das políticas internas de gestão de segurança de barragens de três empreendedores distintos, dos setores de abastecimento, hidrelétrico e mineração. …

A CULTURA DE SEGURANÇA DE BARRAGENS DE USOS MÚLTIPLOS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES Leia mais »