Oficina do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu na terça-feira (29) a 1ª oficina do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais. Após um primeiro encontro na semana passada, os servidores retornaram à Casa do Café, no Parque da Cidade, para a parte prática, na qual fizeram um modelo de um jardim de chuva.

Cerca de 30 profissionais participaram do treinamento, que integra a etapa 2 do plano, sobre manejo sustentável. O público-alvo é formado por técnicos municipais que atuam no planejamento, projeto, execução e manutenção da infraestrutura urbana que tenha interface com a drenagem.

Os jardins de chuva são obras de engenharia que devem ser trabalhadas com os conhecimentos da arquitetura e paisagismo, biologia, geografia, entre outras ciências, para que tenham melhor funcionamento.

Esses equipamentos recebem o escoamento da chuva e promovem a retenção e tratamento da água por meio de técnicas que utilizam as plantas. Os jardins atuam como uma esponja, enquanto micro-organismos e bactérias removem os poluentes, e a vegetação aumenta o aproveitamento dos nutrientes.

Os sistemas funcionam como um tipo de infraestrura verde ou soluções baseadas na natureza, pois englobam as ações que dependem dos ecossistemas para responder a desafios sociais, como mudanças climáticas, segurança alimentar e redução de riscos de desastres.

A partir do modelo confeccionado na oficina, é possível obter uma demonstração prática da construção e do funcionamento de um dispositivo para redução da poluição difusa na drenagem urbana.

Servidores aprendem na prática | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Projeto

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a USP (Universidade de São Paulo) e com apoio da FCTH (Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica), que tem experiência em recursos hídricos e drenagem urbana e foi contratada com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

A oficina foi conduzida pelo professor Rodolfo Scarati, diretor-presidente da FCTH, e pelos pesquisadores Fernando Garcia, Camila Brandão e Stephanie Gonzaga, que trabalham na instituição.

Durante a etapa teórica, além da apresentação de conceitos e tecnologias aplicáveis à drenagem sustentável, foram realizadas dinâmicas de discussões em grupos de forma a mapear oportunidades e desafios na área. Essas contribuições servirão para enriquecer o diagnóstico e a construção do manual a ser elaborado sobre o tema.

A drenagem urbana sustentável está alinhada aos conceitos de cidades inteligentes, resilientes e sustentáveis.

Texto extraído da Secretaria d Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura de São José dos Campos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.