USP ensaia Jardins de Chuva

No campus da USP, no Butantã, estão sendo ensaiados três experimentos de sistemas de Biorretenção, mais conhecidos como Jardim de Chuva.

Jardins de Chuva

São depressões topográficas que recebem o escoamento da água pluvial e promovem a retenção e tratamento desta água por meio de técnicas de fitorremediação (EPA, 2013). Atuando como uma esponja saturando-se a água, enquanto microorganismos e bactérias removem os poluentes carreados pelo escoamento superficial e a vegetação aumenta a evapotranspiração e o aproveitamento dos nutrientes (MOURA et al., 2014).

Os sistemas de biorretenção são um tipo de Infraestrura Verde ou Soluções Baseadas na Natureza pois englobam as ações que dependem dos ecossistemas e dos serviços por ele ofertado, para responder a desafios sociais como mudanças climáticas, segurança alimentar e redução de riscos de desastres.

Os jardins de chuva são obras de engenharia, que devem ser trabalhadas em conjunto com os conhecimentos da arquitetura e paisagismo, biologia, geografia, pedologia, e entre outras ciências para que sejam otimizadas as suas funções.

Os projetos desenvolvidos na USP buscam respostas para as perguntas:

  • Como otimizar a performance desses sistemas?
  • Como deve ser a sua manutenção?
  • Quais os benefícios desses sistemas para a população e como alcança-los?
  • Qual o papel desses sistemas diante das mudanças climáticas?
  • Como esses sistemas podem auxiliar a população a ter maior contato com a natureza?

Projeto 1: Dispositivos para remoção de carga poluidora em rios urbanos por meio de biorretenção: avaliação experimental da sua eficiência;

Projeto 2: Melhoria da gestão de águas pluviais dos campi da USP através de jardins de chuva: dispositivo de solução baseada na natureza com potencial pedagógico;

Projeto 3: Jardins de chuva como política pública para melhoria da qualidade da água: investigação de padrão de redução da poluição difusa para a cidade de São Paulo. Esse projeto faz parte do projeto USP Sustentabilidade, para mais informações, clique aqui.

Vídeo das atividades do 2º semestre/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.