Treinamento sobre drenagem sustentável

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu na terça-feira (29) a 1ª oficina do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais. 

Cerca de 30 profissionais participaram do treinamento, que integra a etapa 2 do plano, sobre manejo sustentável. O público-alvo é formado por técnicos municipais que atuam no planejamento, projeto, execução e manutenção da infraestrutura urbana que tenha interface com a drenagem.

Projeto

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a USP (Universidade de São Paulo) e com apoio da FCTH (Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica), que tem experiência em recursos hídricos e drenagem urbana e foi contratada com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

A oficina foi conduzida pelo professor Rodolfo Scarati, diretor-presidente da FCTH, e pelos pesquisadores Fernando Garcia, Camila Brandão e Stephanie Gonzaga, que trabalham na instituição.

Durante a etapa teórica, além da apresentação de conceitos e tecnologias aplicáveis à drenagem sustentável, foram realizadas dinâmicas de discussões em grupos de forma a mapear oportunidades e desafios na área. Essas contribuições servirão para enriquecer o diagnóstico e a construção do manual a ser elaborado sobre o tema.

A drenagem urbana sustentável está alinhada aos conceitos de cidades inteligentes, resilientes e sustentáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.